Experiências com Radiação Infravermelha

A nossa terceira experiência foi: Experiências com Radiação Infravermelha

O fotodíodo BP104 é sensível à radiação infravermelha num intervalo de comprimentos de
onda compreendidos entre os 800 e os 1100 nm (com um máximo de sensibilidade nos 950 nm). Assim, a sua utilização, quando ligado a um amplificador, permite a “deteção de fontes luminosas” e, também, a “verificação experimental da Lei de Stefan-Boltzmann”.

Relativamente à deteção de fontes luminosas foi possível concluir que no voltímetro digital, colocado à saída do amplificador, foram observados valores maiores para uma maior proximidade da lâmpada e para uma lâmpada de incandescência relativamente a uma lâmpada economizadora (valores até um máximo de 8 V – valor de saturação do amplificador).

Na VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DA LEI DE STEFAN-BOLTZMANN, considerando a lâmpada de incandescência com um comportamento muito aproximado de um corpo negro, o sensor foi utilizado para observar a variação da potência emitida em função da temperatura do filamento da lâmpada.

Obteve-se a relação (R/Ro)0,830 = 1,346.
Por consulta de tabela da relação R/Ro vs Temperatura infere-se a temperatura da lâmpada aproximadamente igual a 400 K.

Não se obtem uma variação proporcional a T4 a está temperatura uma vez que o fotodíodo é sensível a apenas um intervalo de comprimentos de onda.

Aqui estão algumas fotografias relativamente à experiência:











Sem comentários:

Enviar um comentário